O Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem, faz parte da estrutura organizacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem por objetivo promover estudos, pesquisas e projetos de extensão sobre os campos da Inclusão em Educação, Mediação Simbólica, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Busca ainda ampliar os estudos e pesquisas sobre T21 – Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista – TEA, compreendendo que o processo de inclusão em educação envolve toda a comunidade escolar e busca a emancipação e a autonomia de todas as pessoas. Nossos estudos e pesquisas são baseados na Teoria Sócio-Histórica e na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Metodologicamente, realizamos Pesquisas Qualitativas, dos tipos Etnográfica, Pesquisa-Ação, Estudos de Caso, Bibliográfica e Documental. Todas elas a partir de um Modelo Participativo e Colaborativo.
- LIMDA
- Pesquisas
- REPRESENTAÇÃO e INCLUSÃO – reflexões sobre o papel das representatividades dos CECs, Grêmios Estudantis e Associações relacionadas, no processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista em escolas dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói
- APLICATIVO DIGITAL ORIENTADO PARA O PROFESSOR QUE EDUCA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA: Uma pesquisa participativa-colaborativa
- Extensão
- Publicações
- Conexão LIMDA
- Banco de Dados