Esta pesquisa tem por objetivo estudar, criar e desenvolver, com a participação e colaboração de professores da Rede Pública de Ensino, um aplicativo digital de tecnologia assistiva, que auxilie o professor, no ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência. Inicialmente focaremos os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com T21 – Síndrome de Down. Busca responder à questão: Como o aplicativo digital, aplicado ao processo de ensino/aprendizagem, pode beneficiar pessoas com TEA e T21, em seu processo de escolarização formal? Orienta-se pelo aporte epistemológico-metodológico de natureza qualitativa com características da pesquisa do tipo participativa-colaborativa. A criação do software será realizada pelo Laboratório de Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem – LIMDA/FE/UFRJ. A pesquisa está dividida em 3 fases, a 1ª é a de criação do aplicativo, a 2ª de ampliação do uso do em pelo menos10 salas de aula e, a 3ª de avaliação, registro e distribuição. Por resultados, esta pesquisa propõe a consolidação do uso do aplicativo e sua distribuição a nível nacional e internacional; o uso do banco de dados para os professores usuários e para a comunidade da UFRJ; a publicação de um livro de relatos de experiências; a produção de vídeos com demonstrativos dos diferentes perfis dos alunos com TEA e T21; a universalização do mapa identificador de escolas, salas de aula e alunos com TEA e T21.
- LIMDA
- Pesquisas
- REPRESENTAÇÃO e INCLUSÃO – reflexões sobre o papel das representatividades dos CECs, Grêmios Estudantis e Associações relacionadas, no processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista em escolas dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói
- APLICATIVO DIGITAL ORIENTADO PARA O PROFESSOR QUE EDUCA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA: Uma pesquisa participativa-colaborativa
- Extensão
- Publicações
- Conexão LIMDA
- Banco de Dados