2019-2021 – Esta pesquisa está paralisada por causa dos reflexos da pandemia do Novo Corona vírus sobre as escolas.
Esta é uma pesquisa, de caráter colaborativo, que tem por objetivo criar e acompanhar 5 grupos de discussão formados por representantes dos seguimentos do Conselho Escola-Comunidade, quais sejam: professores, alunos, servidores, pais, gestores junto às escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, na abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Educação. Os grupos são de locus de reflexões sobre processos de representação, participação e inclusão em educação. Especial atenção está sendo dada à influência das representatividades das escolas como os CECs, os Grêmios Estudantis, as Associações relacionadas, no que se refere aos processos de inclusão de alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista nas escolas colaboradoras. A hipótese é a de que, quanto mais conscientes das questões relativas aos seus papéis de representação, participação no que se refere aos processos de inclusão em educação, os representantes poderão melhor contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem, especialmente dos alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista, e também daqueles sem deficiência. A pesquisa colaborativa supõe a contribuição dos sujeitos participantes, que se tornam, neste caso, co-construtores do conhecimento que está sendo produzido.